O Clube dos Empregados da Petrobras SP (CEPE SP) marcou presença na mais tradicional prova de pedestrianismo da Baixada Santista, os 10 Km Tribuna FM – Unilus, prova que está em sua 33ª edição e reuniu 18 mil participantes na manhã do último domingo, dia 20 de maio. O Clube participou com 29 participantes, que integram o Projeto Atleta CEPE SP.

O associado José Renato Freitas é um dos mais entusiasmados. Associado ao Clube há 11 anos, participa pela 12ª vez da prova dos 10 Km Tribuna FM, mas a primeira vez pelo CEPE SP. “Corri a primeira vez em 2007. É uma prova muito divertida, uma celebração à saúde, uma coisa fantástica! O CEPE, com este incentivo, faz um trabalho magnífico. Os associados devem participar porque é uma prova que valoriza a saúde e o esporte”, considera.

Já o técnico em operação Luiz César Sita, sócio do Clube há 15 anos, integra o quadro da prova pela primeira vez. “Treinei de duas a três vezes por semana para estar com a parte física boa para chegar até o final da prova. Foi o CEPE que me incentivou a fazer a corrida”, conta.

Marlisa Pinto de Camargo Firmino veio disputar para acompanhar o marido Israel. “Já faço caminhadas e tínhamos a expectativa de vir outros anos, mas nunca tinha dado certo. E hoje estamos aqui! Tenho orgulho de vestir a camiseta do CEPE e aqui é um misto de ansiedade, emoção e povo animado, mas estou tranquila”.

De volta à pista
Disputar corridas e maratonas fazia parte da rotina do aposentado José Luiz Lourenço, que é sócio do CEPE SP há 20 anos. “Eu era corredor, mas estava afastado há algum tempo, encostado no sofá. O CEPE me convidou e isso me motivou. Hoje estou aqui com 12 quilos a menos do que em dezembro. Esta é a terceira vez que participo desta prova”, relata.

Sucesso
Para o presidente do CEPE SP, Milton Nascimento, é sempre preciso inovar, realizando atividades e envolvendo os associados para manter o Clube sempre atuante. “É muito importante para a imagem da Companhia Petrobras, da família Petrobras e do Clube porque esta é uma prova bem reconhecida, com atletas de todo o Brasil, com a participação dos quenianos, uma grande maratona. Estamos iniciando estas atividades de corrida e caminhadas e foram bem aceitas pelos associados e seus familiares”, explica.
Milton aponta que o Projeto Atleta CEPE SP tem sido um sucesso e que o próximo passo é disponibilizar um professor de Educação Física. “Estamos tentando montar uma equipe e contratar um personal trainer porque há necessidade de ter todo esse pessoal focado”, revela.