Mais de 600 pessoas participaram do evento, na praia do Forte dos Andradas

Uma praia particular, churrasco completo, bebida à vontade, frutas tropicais e muito picolé, tendo ainda como principal acompanhamento o samba da bateria da Portela foram os destaques da 18ª Festa de Verão do Clube dos Empregados da Petrobras CEPE SP. O evento, realizado em 9 de fevereiro, chegou à sua maioridade oferecendo o que há de melhor para se fazer num sábado de sol a 600 associados e convidados, somando o ambiente paradisíaco da Praia do Monduba a outras atrações, como tenda de massagem, palhaços para a criançada, o pagode do Grupo Papo de Samba, aula de lambaeróbica, tenda de games e quadra inflável para futebol de sabão.

As passistas da escola azul e branco carioca fizeram a alegria do público, com beleza, simpatia e samba no pé. O Grupo Rio Batuque Samba Show é composto por integrantes da Portela, uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval carioca. O presidente do CEPE SP, Milton Nascimento, recebeu de presente do Grupo uma camisa com o tema do Carnaval 2019, que prestará uma homenagem à cantora Clara Nunes com o enredo: “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”. O Rio Batuque Samba Show fez a galera sambar na areia e cantar junto: “Como será amanhã?/ Responda quem puder/ O que irá me acontecer?/ O meu destino será/ Como Deus quiser/ Como será?”, entre outros tantas canções de samba-enredo que marcaram a vida de muitas pessoas.

Para o presidente do CEPE SP, Milton Nascimento, trazer o Carnaval carioca para a 18ª Festa de Verão foi a realização de um sonho. “A gente tinha este objetivo. Na verdade, o grande sonho de trazer uma escola de samba do Rio de Janeiro. Isso era tudo para a Festa de Verão do CEPE São Paulo. Graças a Deus conseguimos realizar em 2019. Agradeço a participação de todos e aguardamos, para 2020, este evento com ainda mais alegria”, disse.

À frente do Rio Batuque Samba Show, Robson Mendonça das Chagas e Carlinhos Catanha, contaram que o presidente do CEPE SP fez o convite pessoalmente. “O Miltão convidou a gente, lá na Barra. Eu me sinto honrado de estar aqui”.

Uma praia paradisíaca

A Praia do Monduba fica nas instalações do Forte dos Andradas, no bairro do Guaiúba, em Guarujá. De propriedade militar, a praia é cercada pelo Morro do Monduba, uma área de preservação permanente. A praia é completamente restrita ao público, possui cerca de 400 metros de extensão, águas esverdeadas e ondas tranquilas. No local, o Forte dos Andradas abriga a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército, o último construído no Brasil.

O CEPE SP mantém uma parceria com o Exército para a realização da festa no local exclusivo. Para o relações públicas da 1ª Brigada, Sargento Ronaldo Freitras a Festa de Verão do CEPE SP é “uma integração da família militar com o público civil”. Ele salienta: “O Clube também é nosso parceiro na realização da Caminhada Ecológica. A Festa de Verão é uma atividade segura, honesta e bem organizada”, reforça o militar.

A opinião é partilhada pelo Sargento Carlos Mendes. “A Festa do CEPE, junto com o Comando da 1ª Brigada, vem desde 2003. Esta parceria deve durar muitos e muitos anos porque, além da alegria, a festa traz também a harmonia entre a sociedade (representada por) da Petrobras com o Comando da 1ª Brigada”, pontua.

Participantes

Para o administrador pleno, Marcelo Prado Moreira, as festas do CEPE SP são excelentes. “Sempre venho com minha esposa. Hoje trouxe amigos, porque meus filhos moram fora. Esta festa é muito família e oferece muita diversão”.

Os irmãos Jéssica Grunewald e Luiz Carlos Grunewald eram convidados de associados e parabenizaram a organização do evento, elogio repetido por muitos, como o operador da Transpetro, Diego Rafael Cirilo Passos. “É maravilhoso para crianças. Antes de ser pai eu já pensava isso. E hoje o meu filho brinca aqui com toda tranquilidade Aqui o mar é tranquilo, pequenininho, sem ondas, tem a segurança do salva-vidas. Além disso, tem comida à vontade, música, atrações para crianças. Sempre marco presença!”

Esposa de petroleiro, Matilde Helena Viviane Santos é veterana nas festas e reportagens do CEPE SP. “Agora não estou na lambaeróbica porque estou com minhas netinhas. Já é o segundo ano que elas vêm comigo. É uma festa que só tende a juntar as pessoas porque os amigos se reúnem, num ambiente alegre e saudável”, conta.

Cristiane Disconsi fazia parte do time de convidados. Seus amigos são funcionários da Petrobras. Ela enalteceu a estrutura e organização do evento. “O Forte dos Andradas é um ambiente ótimo, com natureza preservada e reservada. É uma oportunidade muito bacana, porque, além disso, a música está excelente e a comida também”, elogiou. Jorge Luiz Gomes, cunhado de petroleiro, fez coro e destacou: “tem atrações para crianças e adultos”.

Bom comportamento

O técnico em Operação Felipe Reis Gonçalves levou a esposa, filhos, mãe e o casal de compadres. Todos querem voltar no próximo ano. “É um ambiente de curtição para família e amigos. Já falei para eles, para voltar ano que vem precisa se comportar bem”, brincou.

De geração para geração

Bruno Antunes dos Santos, filho de petroleiro, era criança quando veio com o pai, petroleiro, para sua primeira Festa de Verão. Hoje, adulto, continua vindo com seu pai, mas pode trazer seu filho. “Tenho um filho de seis e desde essa idade eu vinha com meu pai nessa festa. Eu ficava brincando com os monitores e hoje vejo meu filho com eles. Viver isso é sensacional”.