O Clube dos Empregados da Petrobras foi atrás de dicas de leitura para enfrentar tempos de combate ao coronavírus.

Em tempos em que precisamos ficar em casa a todo custo, ler pode ser uma ótima oportunidade de se aprender, conhecer sobre diversos assuntos, se divertir, entre outras inúmeras possibilidades. Apesar da oferta infinita de conteúdos oferecidos pelas telas dos celulares, a leitura tem ganhado mais e mais adeptos.

O Clube dos Empregados da Petrobras São Paulo CEPE SP foi atrás de dicas para os associados e entrevistou alguns especialistas que entendem tudo de livros e leitores.

O livreiro José Luiz Tahan é um dos que aposta no interesse pela leitura. Dono de uma das mais tradicionais livrarias da Baixada Santista, a Realejo Livros, se viu desafiado a inovar diante da pandemia do coronavírus e consequente fechamento do comércio dito não-essencial. Criou o serviço de Livreiro a Domicílio. A partir de um contato por redes sociais, o leitor indica os seus interesses e Tahan sugere opções de leitura similares. Depois, o próprio Tahan entrega o livro na casa do cliente.

Alguns dos temas que mais tem tido saída são filosofia e, como não poderia deixar de ser, literatura. “A grande literatura é a verdadeira auto-ajuda”.

Tahan também é o idealizador da Tarrafa Literária, um dos mais importantes eventos literários do País e que acontece anualmente em Santos. Em 2019, o festival atraiu mais de 5 mil pessoas e trouxe autores como Contardo Calligaris, Bárbara Gancia, Preta Rara e Clóvis de Barros Filho.

Outros empreendedores da arte literária são o casal Marcus Vinícius Batista e Beth Soares. Há cinco anos eles criaram o Ateliê de Palavras, editora voltada para autores e leitores da Baixada Santista. Ao todo, já são 20 livros lançados.

Batista, que além de editor é jornalista, psicólogo e professor universitário, destaca que o livro é uma das possibilidades nesses tempos. “É um mecanismo de respiro, uma forma das pessoas saírem de casa sem sair de casa. Além disso, a leitura requer que as pessoas desacelerem, o que ajuda a lidar com essa nova realidade do isolamento”.

Apesar da dominação dos smartphones em tempos de quarentena, Batista reforça a relevância do impresso em relação aos e-books. “O livro físico tem uma legitimação, é um símbolo. Tem uma questão afetiva. Pegar, folhear, colocar numa estante”, afirma. Contudo, a internet tem sido grande ferramenta de divulgação e contato com o público, sobretudo nas redes sociais. Lá, eles publicam diariamente dicas de leitura, divulgação de novos títulos e tudo mais relacionado ao mundo da leitura.

Além de meros veículos de divulgação, as páginas e perfis nas redes sociais tem sido uma experiência de literatura digital, em que os negociantes reforçam também os seus lados autores. Tahan tem feito um ‘diário de livreiro’ a domicílio, enquanto Batista, cronista de longa data na imprensa santista, descreve o cenário atual em suas publicações. Só essas já são excelentes dicas de leitura!

Onde encontrar
– Realejo Livros: o serviço de Livreiro a Domicílio pode ser solicitado por WhatsApp (13) 99108-8399, pelo Facebook (https://www.facebook.com/realejo.livros) ou pelo Instagram (https://www.instagram.com/realejolivros).

– Ateliê de Palavras: o catálogo e demais informações estão no site da editora (www.ateliedepalavras.com), nas páginas do Facebook (https://www.facebook.com/ateliedepalavrasedicoes) e perfil do Instagram (https://www.instagram.com/ateliedepalavras). Já as crônicas de Marcus Vinícius Batista são publicadas em seu blog (https://conversasedistracoes.blogspot.com).