As aulas on line são opções para o primeiro contato com essas práticas. CEPE SP traz algumas sugestões.

A necessidade de isolamento social, por conta da crise do coronavírus, tem provocado o crescimento das crises de ansiedade nas pessoas. A yoga e a meditação podem ser bastante benéficas e até promover um novo estilo de vida mais focado e saúde. O Clube dos Empregados da Petrobrás SP entrevistou alguns professores dessa prática, que tem utilizado a Internet para difundir seus conhecimentos mesmo na quarentena.

A professora Tatiana Branco começou a disponibilizar aulas no YouTube por incentivo de seus alunos, como alternativa para não deixarem de praticar mesmo que isolados. Contudo, ela ressalta que as aulas são para todos os interessados. “São posturas com baixo impacto nas articulações e que são focadas na liberação do stress e da ansiedade”.

Esta também é a opinião do professor e músico Rogério Baraquet, da SoHam Yoga & Música. No entanto, ele ressalta que o yoga é muito mais do que as práticas físicas. “É toda uma filosofia e postura perante a vida”. Um outro aspecto muito importante é a meditação. Sobre isso, Baraquet destaca: “A meditação não é a ausência de pensamentos. É aprender a lidar com seus pensamentos, com as oscilações da mente, e não se deixar levar tanto por elas”.

As aulas disponíveis online são uma oportunidade para que as pessoas conheçam o yoga e, caso se interessem, busquem se aprofundar. Para quem quer ir além, Tatiana ressalta que é importante um acompanhamento mais próximo, pois assim é possível avaliar as condições e limitações de cada aluno e focar nos aspectos que ele mais necessita. Nesse sentido, a SoHam Yoga e Música oferece também aulas regulares através de aplicativos para videoconferências, como o Zoom.

Onde encontrar Aulas Online:
– Tatiana Branco: aulas online gratuitas para iniciantes em seu canal de YouTube: (https://www.youtube.com/channel/UCY8xHea1B8I0QnqiCghOcew). Além disso, ela dá dicas e realiza aulas ao vivo em seu perfil no Instagram: @tatibranco (https://www.instagram.com/tatibranco).

– SoHam Yoga e Música: tem uma agenda semanal com diversos tipos de atividades, incluindo exercícios e mantras. A programação está disponível através do Instagram @sohamyogaemusica (https://www.instagram.com/sohamyogaemusica)

– YogIN App – a escola de yoga online disponibiliza aulas online, ao vivo e gravadas, até o fim da quarentena. É necessária uma inscrição, que pode ser feita em https://yoginapp.com/assinaturas/.